quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 de abril: Dia do livro e direitos do autor


Hoje é comemorado o dia internacional do livro e do direito do autor.
Mas qual a importância dessa data? Primeiramente gostaria de falar do livro. Eu sempre fui apaixonada por leitura. Na infância, o único incentivo que recebi foi quando me deram o primeiro livro. Não me lembro a minha idade, mas foi paixão à primeira vista. Lembro-me também de passar horas lendo gibis da turma da Mônica e confesso que sou fã até hoje.
Sou muito grata por ter recebido a oportunidade de desenvolver o gosto pelos livros, pois os benefícios que a leitura pode trazer são muitos. Aumenta o nosso vocabulário, desenvolvemos a capacidade de escrever melhor, temos a criatividade e a memória estimuladas, aprendemos a interpretar textos, nos informamos mais, memorizamos a ortografia das palavras, sem contar que é uma grande forma de relaxar e entretenimento. Para mim, ainda teve um gosto especial porque aprendi a amar a escrita, tanto que escrevi meu primeiro livro e já estou no processo do segundo.

Para quem não gosta de ler, eu sempre dou esta dica: Comece lendo sobre aquele assunto que te agrada.
Aos pais, presenteiem seus filhos com livros desde cedo. Eu lia para o meu bebê quando ainda estava grávida. Meu filho ganhou seu primeiro livro aos sete meses. E hoje aos quatro adora! Ele ainda não lê nada além do seu próprio nome, mas gosta muito de manusear livros e revistinhas e fingir que está lendo.

Agora gostaria de escrever algumas linhas a respeito dos direitos autorais. Eles são fundamentais. Imagine criar uma obra, seja de qual tipo for, e não ter seu devido valor reconhecido, ou pior, alguém mal intencionado toma de você os louros pela criação. Triste e injusto, não acham? Então, os direitos autorais vem como uma forma de garantir que o autor possa desfrutar dos benefícios morais e patrimoniais oriundos de suas obras, além de condicioná-los a produzir cada vez mais.

Quanto à escolha da data 23 de abril, foi feita pela conferência geral da UNESCO para homenagear autores que nasceram ou morreram neste dia, como Cervantes e Shakespeare.

Mais informações em:
http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1379943.html
http://www.ecad.org.br/pt/direito-autoral/o-que-e-direito-autoral/Paginas/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário