segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Qual a sua raça?

Eu amo animais! Se pudesse, ajudaria todos, sem me importar com a crítica daqueles que nada fazem, mas tem sempre um discurso pronto, apontam para você e dizem: "Com tanta criança abandonada no mundo..." Há algumas variações como idosos, passam fome, etc... Não importa! O fato é que, por gostar demais, sempre acompanho páginas sobre adoção, ONGs e protetores que ajudam nossos amigos de quatro patas.

Tem uma coisa sobre tudo isso que me incomoda. Sempre que um animal de raça aparece para adoção, há dezenas de pessoas interessadas. Todo mundo quer ficar com o fofinho. "Ele tão lindo! Tão abandonado, coitadinho!" Mas eu não vejo toda essa comoção com um vira-lata! Quantos e quantos animais carentes estão largados nas ruas? Tantos outros estão dentro de um canil esperando por uma chance de ter um lar. E quem se importa de verdade? Entretanto, quando um animal de raça é visto cambaleante pelas ruas é outra história! Veja bem. Eu não tenho nada contra um cão de raça! Pelo contrário, sou apaixonada por alguns. Só que não é justo dar valor só a determinados tipos de animais.

É a nossa velha mania de achar que o custa mais tem mais valor. Importante mesmo é quem ganha mais, quem gasta mais, quem tem o modelo mais novo. Se tá barato, a gente desconfia. "Não deve ser tão bom.", pensamos. Quando temos esse conceito em mente se referindo a objetos é até válido. Mas pensar assim sobre vidas? Tá certo?

Infelizmente não tratamos de maneira diferente somente os cães. Pessoas também são classificadas de acordo com o que podem gastar. Algumas pessoas preferem passar o tempo com quem tem mais a oferecer em termos materiais. Eu sei perfeitamente que alguém pode ler estas linhas e pensar "Qual o problema nisso?" Quanto a você eu desconheço, mas para mim, sim há problema!

Não consigo ver interesse em bens materiais como algo banal, normal. Não entendo como ainda há gente que faz amizade de acordo com o que o outro pode oferecer. Ou quem simplesmente menospreza quem não goza dos mesmos privilégios na vida. 

Por acaso alguém tem pedigree? Se sim, quais os critérios? O que faz um indivíduo ser melhor que outro?
Particularmente acredito que há características e valores que podem fazer de alguém mais especial. Porém, nada faz de nós bom o suficiente para ser merecedor deste ou daquele tipo de cachorro. Eles, assim como nós, só querem ser amados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário