sexta-feira, 2 de maio de 2014

A Menina que Roubava Livros

Desde o ano passado, queria muito ler A Menina que Roubava Livros. Comprei na última sexta e e terminei de ler ontem. Havia muita expectativa porque todas as pessoas que haviam lido falavam super bem! Acho que este foi um dos problemas, além do fato de ter lido um livro realmente maravilhoso antes deste.

Diferente da maioria esmagadora, não achei nada demais no livro.Não há o que exaltar. Seria leviano da minha parte dizer que é ruim. Pelo contrário, é bom. Porém é apenas mais um livro.

Não gostei do ritmo da história. Quando eu me adaptava à nova subdivisão de cada parte, ela de repente acabava. Além disso, achei superficial demais. O autor perdeu grandes oportunidades de explorar os temas mais a fundo, esmiuçar as situações, descrevê-las melhor. Senti falta de dados históricos ou que pelo menos se aproximassem mais da realidade da época. Eu senti superficialidade em tudo. Passei quase a metade do livro esperando que melhorasse e isso só aconteceu nas últimas páginas. E aí no final houve outra oportunidade desperdiçada de explorar o cenário, os sentimentos e falas dos personagens.

A minha maior decepção é em relação à narradora da história: a morte. Serei repetitiva em minhas palavras, mas faltou maior profundidade e exploração em suas falas e reflexões. Ela poderia ter sido menos superficial e mais filosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário